Seguro para transporte de cargas

Seguro para Transporte de Cargas

O Seguro para Cargas é obrigatório para Transportadores e Donos das Cargas que realizam o transporte por meios próprios.

Solicite uma cotação grátis

Recebemos seus dados. Um especialista entrará em contato.

Seguro para transporte de cargas

Quem pode contratar um seguro para Transporte de Cargas?

  • Transportadoras

  • Transportadores Autônomos

  • Donos das Mercadorias

  • Operadores Logísticos

  • Outros com Interesse Legítimo na Carga (sob consulta)

Converse com um de nossos especialistas para descobrir em qual perfil você se enquadra e qual o melhor produto para proteger sua operação.

Quais são os tipos de apólice do seguro de transporte de carga?

O segmento de seguros transporte utiliza três tipos de apólices diferentes, dependendo da necessidade de cada cliente.

Apólice Avulsa - Cobertura para um único embarque. Recomendado para empresas que não efetuam o transporte de cargas com frequência. Sua vigência é o tempo de duração da viagem. Deve ser contratada pelo embarcador (dono da carga) podendo ser pessoa física ou pessoa jurídica.

Apólice de Averbação ou Aberta - É o tipo mais utilizada no seguro de cargas. Recomendada para empresas que fazem muitos embarques e com datas incertas e valores variáveis. Esse tipo de apólice é o mais comum para contratação de RCTR-C (Seguro obrigatório para os transportadores de carga rodoviários).

Apólice Anual com Prêmio Fracionado (Apólice Ajustável) - Cobre diversos embarques, com prêmio fixo ou ajustável. O valor segurado será calculado com base em estimativa anual de embarques, fornecida pelo segurado. Geralmente contratada por grandes transportadoras que realizam muitos transportes.

Como contratar um seguro de cargas?

O primeiro passo para contratar um seguro para as cargas transportadas (seguro de transportes) é fornecer informações para que a seguradora possa avaliar a sua operação e precificar o seu risco. Isso pode ser feito respondendo um questionário disponibilizado por nossos especialistas ou por telefone.

O segundo passo é analisar as propostas de cada seguradoras e suas condições para contratação, assim você pode escolher a melhor apólice de seguro para proteger suas operações de transporte de mercadorias e bens.

terceiro passo é atender todas as condições da seguradora para começar e averbar (comunicar) todos os transportes para a seguradora.

Quarto passo é receber sua apólice de seguro e realizar o pagamento das faturas dentro do prazo.

O que é Averbação no seguro de transporte de cargas?

Averbação é o ato de informar à seguradora, pelo meio de comunicação acordado entre as partes, a realização dos seus embarques no caso de apólices abertas.

Na averbação deve constar os principais dados sobre o embarque, como a data de saída, local de início e destino, identidade do veículo transportador, importância segurada, coberturas ou garantias pretendidas, tipo de mercadoria, embalagem e outros.

O mais importante a ser observado é que a averbação deve ser entregue dentro do prazo, pois caso não seja cumprido poderá causar uma perda de direito de indenização.

Tipos de Averbação

Simples - Deve ser entregue à seguradora antes do início do embarque. Recomendada a segurados com reduzida frequência de embarque

Simplificada - Pode ser entregue à seguradora até o dia 15 do mês seguinte ao da realização. Indicada para segurados que possuam considerável volume de embarques.