Seguro para Transporte de Cargas
O Seguro para Cargas é obrigatório para Transportadores e Donos das Cargas que realizam o transporte por meios próprios.
Principais tipos de seguro transporte de cargas
Conheça os principais ramos do seguro de transporte de cargas
Quem pode contratar um seguro para Transporte de Cargas?
-
Transportadoras
-
Transportadores Autônomos
-
Donos das Mercadorias
-
Operadores Logísticos
-
Outros com Interesse Legítimo na Carga (sob consulta)
Converse com um de nossos especialistas para descobrir em qual perfil você se enquadra e qual o melhor produto para proteger sua operação.
Quais são os tipos de apólice do seguro de transporte de carga?
O segmento de seguros transporte utiliza três tipos de apólices diferentes, dependendo da necessidade de cada cliente.
Apólice Avulsa - Cobertura para um único embarque. Recomendado para empresas que não efetuam o transporte de cargas com frequência. Sua vigência é o tempo de duração da viagem. Deve ser contratada pelo embarcador (dono da carga) podendo ser pessoa física ou pessoa jurídica.
Apólice de Averbação ou Aberta - É o tipo mais utilizada no seguro de cargas. Recomendada para empresas que fazem muitos embarques e com datas incertas e valores variáveis. Esse tipo de apólice é o mais comum para contratação de RCTR-C (Seguro obrigatório para os transportadores de carga rodoviários).
Apólice Anual com Prêmio Fracionado (Apólice Ajustável) - Cobre diversos embarques, com prêmio fixo ou ajustável. O valor segurado será calculado com base em estimativa anual de embarques, fornecida pelo segurado. Geralmente contratada por grandes transportadoras que realizam muitos transportes.
Como contratar um seguro de cargas?
O primeiro passo para contratar um seguro para as cargas transportadas (seguro de transportes) é fornecer informações para que a seguradora possa avaliar a sua operação e precificar o seu risco. Isso pode ser feito respondendo um questionário disponibilizado por nossos especialistas ou por telefone.
O segundo passo é analisar as propostas de cada seguradoras e suas condições para contratação, assim você pode escolher a melhor apólice de seguro para proteger suas operações de transporte de mercadorias e bens.
O terceiro passo é atender todas as condições da seguradora para começar e averbar (comunicar) todos os transportes para a seguradora.
O Quarto passo é receber sua apólice de seguro e realizar o pagamento das faturas dentro do prazo.
O que é Averbação no seguro de transporte de cargas?
Averbação é o ato de informar à seguradora, pelo meio de comunicação acordado entre as partes, a realização dos seus embarques no caso de apólices abertas.
Na averbação deve constar os principais dados sobre o embarque, como a data de saída, local de início e destino, identidade do veículo transportador, importância segurada, coberturas ou garantias pretendidas, tipo de mercadoria, embalagem e outros.
O mais importante a ser observado é que a averbação deve ser entregue dentro do prazo, pois caso não seja cumprido poderá causar uma perda de direito de indenização.
Tipos de Averbação
Simples - Deve ser entregue à seguradora antes do início do embarque. Recomendada a segurados com reduzida frequência de embarque
Simplificada - Pode ser entregue à seguradora até o dia 15 do mês seguinte ao da realização. Indicada para segurados que possuam considerável volume de embarques.